São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.
Mercado de trabalho
"As mídias sociais duplicaram o mercado de trabalho para o jornalista, principalmente em assessoria de imprensa, que está absorvendo muita mão de obra", diz Cristiane Henriques Costa, coordenadora do bacharelado em Jornalismo da UFRJ. Para conquistar uma dessas vagas, o bacharel tem de entender a linguagem da internet das redes sociais, como Twitter ou Facebook. As oportunidades estão em portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas, em geral. A comunicação corporativa ou empresarial costuma oferecer maiores oportunidades de trabalho do que as redações de revistas, jornais e agências de notícias. O diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação ficaram mais exigentes na hora de contratar jornalistas. Dessa forma, ter uma formação superior é um ponto positivo no currículo. "Nos pedidos de estágios que recebemos aqui, reparamos que eles querem um profissional que também saiba diagramar, montar site, fotografar e editar. Não basta apenas escrever a matéria", conta a professora da UFRJ. São Paulo, por concentrar grande número de editoras e jornais, oferece o maior número de vagas. No Rio de Janeiro o mercado deve ficar aquecido nos próximos anos com a realização da Copa do Mundo - a cidade abrigará o Centro de Imprensa do torneio - e das Olimpíadas de 2016. Além de trabalharem com carteira assinada, muitos jornalistas atuam como prestadores de serviços, ou freelancers.
Salário inicial: R$ 1.940,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.196,00 (assessoria de imprensa na capital); fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Salário inicial: R$ 1.940,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.196,00 (assessoria de imprensa na capital); fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Curso
As disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Matérias específicas também compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e on- line, Rádio e TV. Na grande maioria das escolas, o curso é oferecido como habilitação do curso de Comunicação Social. Os alunos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para receber o diploma. Já o estágio, embora não seja obrigatório, é recomendável, pois pode abrir portas no mercado de trabalho. Atenção: alguns cursos têm ênfase específica, como multimídia (UNA, Uneb-BA e Unimonte). Já a Uespi oferece dupla habilitação, em Jornalismo e Relações Públicas.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comun. Soc. (Jornalismo e Multimeios); Comun. Soc. (Jornalismo e Rel. Públ.); Comun. Soc. (Jornalismo); Comun. Soc. (Jornalismo: Ênf. em Gestão da Comun.); Comun. Soc. (Jornalismo: Ênf. em Multimídia); Jornalismo Multimídia.
Outros nomes: Comun. Soc. (Jornalismo e Multimeios); Comun. Soc. (Jornalismo e Rel. Públ.); Comun. Soc. (Jornalismo); Comun. Soc. (Jornalismo: Ênf. em Gestão da Comun.); Comun. Soc. (Jornalismo: Ênf. em Multimídia); Jornalismo Multimídia.
O que você pode fazer
Comunicação digital multimídia
Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.
Comunicação empresarial
Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.
Edição
Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. Em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons numa mesma fita para dar forma final a documentários e noticiários.
Fotojornalismo
Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.
Reportagem
Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.
Fonte:Guia do Estudante
E aí este curso merece ou não merece um destaque? eu particularmente adoro, e é uma ótima opção para Facu.